Akira Yamaoka

  • Acesse e informe se o links estiver offline
  • Nome: Akira Yamaoka
    Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1968
    Origem: Niigata, Japão
    Gêneros: Rock, trilha sonora, ambiente e industrial
    Instrumentos: Guitarra, teclado, piano, caixa de ritmos e sampler
    Período em atividade: 1986 - atualmente

    Site Oficial

    Akira Yamaoka, nascido em 6 de Fevereiro de 1968 em Niigata, Japão É um músico e compositor de videogames, tendo lançado canções para diversos títulos da Konami, além de um álbum próprio chamado iFUTURELIST. Yamaoka estudou na Tokyo Art College, onde fez design de produtos e design de interiores. Ele se juntou à Konami em 21 de Setembro de 1993, após previamente ter sido um compositor freelance.

    Akira é mais conhecido por seu trabalho na série de jogos de videogame Silent Hill, por compor todas as músicas e efeitos sonoros de toda a série (exceto por Silent Hill: Play Novel para o Game Boy Advance e "Esperàndote" em Silent Hill, composta por Rika Muranaka). Desde Silent Hill 3, ele começou o trabalho mais importante de sua vida, como produtor da série, mas ainda continua a compor as músicas dos jogos.

    As músicas de Yamaoka comumente contém tons de melancolia forte e geralmente identificam-se com ambientes escuros, industriais e trip hop. Desde Silent Hill 3, ele também começou a trabalhar com a colaboração de Mary Elizabeth McGlynn e Joe Romersa para cantar algumas de suas composições. Muitos dos seus trabalhos anteriores foram compilados para a adaptação do filme de 2006 de Silent Hill, dirigido por Christophe Gans.

    Suas músicas do Silent Hill 2 foram tocadas ao vivo em 2005 na terceira Symphonic Game Music Concert em Leipzig, Alemanha. Yamaoka também tocou as suas músicas de Silent Hill na estréia mundial da PLAY! A Video Game Symphony em 27 de Maio de 2006 em Chicago, Illinois, e acompanhou a orquestra com uma guitarra elétrica de sete cordas. Ele também compôs as músicas para a série de jogos da Konami, Bemani, que também se caracteriza por ter músicas similares as de Silent Hill. Seu primeiro álbum original, iFUTURELIST, foi lançado em Janeiro de 2006.

    Antes de trabalhar como compositor de jogos de videogame, Yamaoka inicialmente trabalhou como designer, mas ao invés disso, tornou-se um músico após estudar produção na Tokyo Art College.

    Em 1993, ele entrou para a Konami para trabalhar no jogo Sparkster: Rocket Knight Adventures 2. Quando a Konami começou a buscar por um músico para compor a trilha de Silent Hill, escolheram Yamaoka voluntariamente, porque o consideravam o único capaz de fazer a trilha sonora.

    Yamaoka cita entre suas influências Angelo Badalamenti (mais conhecido pelo seu trabalho com a trilha sonora de David Lynch), Metallica e Depeche Mode.

    Quando perguntado se os seus estudos na Tokyo Art College tinham o ajudado em sua carreira músical, ele respondeu:

    "Naquele tempo, Mick Karn da banda Japan, Steve Strange do Visage, e uma série de outros músicos, combinavam as noções de Arte e Música com o seu estilo próprio moderno. Eu realmente fui influenciado por isso. Assim, cada vez que eu escrevo as canções, tento combinar Arte e Música."

    Games

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Não acredito que quem fez a trilha sonora de Castlevania: Symphony of the Night e um ser humano
    Ele e um genio

    Alexandre disse...

    Ele é um Gênio sem dúvidas.... Pena que ele saiu da KONAMI.... :(

     
    Powered by Blogger